Quanto um jogador de futebol corre em uma partida?

Aproveitando a chegada da Copa do Mundo de futebol, uma curiosidade toma conta de todos ao assistirmos 22 jogadores correndo atrás da bola: qual a distância que um jogador de futebol percorre durante uma partida?

Um atleta profissional corre entre 9 e 11 quilômetros durante os 90 minutos de uma partida de futebol. Esses números, publicados em estudos científicos pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Unifesp e do São Paulo Futebol Clube, batem com as distâncias percorridas pelos jogadores dos grandes clubes europeus, que, nas partidas da Liga dos Campeões, têm a quilometragem medida em tempo real. Isso permite aos torcedores medir quem gasta a sola da chuteira e quem faz corpo mole.

Em geral, os meias são mesmo os maiores corredores. Laterais e alas são os que mais correm com a bola nos pés e atacantes correm as menores distâncias, mas chegam a dar 50 piques de até 15 metros em altíssima velocidade – o atacante da Inglaterra Wayne Rooney, por exemplo, atinge quase 35 km/h.

Mas o mais curioso é que em muitas partidas quem mais corre é o árbitro: no campeonato italiano, a movimentação deles foi medida e se chegou a até 14 quilômetros em uma partida.

NA PONTA DOS CASCOS
Veja quanto correu cada jogador do Milan na final da Liga dos Campeões de 2007, na vitória por 2x1 sobre o Liverpool, em Atenas (Grécia)*

Dida (goleiro, ex-Corinthians)
Distância percorrida: 4109m

Maldini (zagueiro italiano)
Distância percorrida: 9244m

Gattuso (meia da Itália)
Distância percorrida: 11.276m

Seedorf (meia holandês)
Distância percorrida: 9944m

Kaká (meia brasileiro)
Distância percorrida: 10.219m

Inzaghi (atacante italiano)
Distância percorrida: 10.181m

* Dados da UEFA (União das Associações Européias de Futebol)


Fonte: MundoEstranho.com.br


Um grande abraço,
Equipe de Comunicação e Desenvolvimento Social
Coca-Cola FEMSA Brasil

0 comentários:

Postar um comentário